Final Reviewing Fantasy: Final Fantasy VI

Ah Final Fantasy VI, possivelmente dos melhores FFês da série pelos fãs e considerando possivelmente dos melhores RPGs alguma vez concebidos, muitos dos fãs da série o consideram o melhor e basicamente faz por isso. Tem uma historia fantástica, gameplay fácil de perceber, boas boss fights e muitas coisas interessantes e fora do que era costume deste agora.

Historia

A historia começa com uma dos nossos protagonistas Terra ( ou Tina na versão JP e nem sei porque alteraram o nome) acompanha por dois soldados do Empire Wedge&Biggs ( 2 que passariam a ser icons do jogo por alguma razão ) em busca de um Esper localizado na cidade de Narshe. Depois de passar pelo completo e óbvio tutorial feito de forma subtil e ainda enfrentar um boss para complementar esse mesmo tutorial, encontram o Esper. Este reage a Terra e fica tudo inconsciente… nisto ela é salva por um homem que faz parte de um grupo de rebeldes chamados os Returners. Com aviso do homem ele decide fazer com que ela fuga de lá, depois de mais umas lutas ela é salva por um outro protagonista chamado Locke e eles os dois fogem de Narshe com sucesso… e é aqui que começa a historia.

A forma como a historia foi escrita é mesmo brilhante, desde personagens desenvolvidas com motivos mais profundos, desde vilões bem escritos e com os seus motivos mas compreensíveis, termos o vilão mais cruel e mau da série Kefka e todo o mundo em si como se expande e o passamos a conhecer torna do jogo possivelmente uma das maiores experiências que se vai ter com a série que raramente se repete nos próximos jogos. Tem os seus plot holes que até se detectam bem mas são completamente tapados pela sua boa historia. E quando se fala em FFVI sempre existe um problema em definir quem é realmente o protagonista principal sendo que se anda sempre as batatas entre o Locke e a Terra, há claramente side characters mas estes dois sempre andaram a bulha pela posição.

É daquelas coisas que nem vou estar a explicar muito porque quero que joguem para perceber o que é isto, se nunca jogaram o VI pá façam isso.

Gameplay

Em termos de gameplay foi aqui que a série retirou quase que por completo o sistema de jobs. Basicamente todas as personangens têm a sua basic skill e depois durante a meio da primeira parte do jogo podem utilizar Magic como se fossem Red Mages ( combinação de Black e Blue ). Mas a forma como obtêm as spells é que é diferente, basicamente funciona em que se tem de equipar um Summon especifico, esse summon contem um set de Spells com indicador de crescimento normalmente representado por xY ( sendo x o vezes e Y um numero ). Quando se termina uma batalha recebe-se APs, esses APs são multiplicados pelo numero indicado na spell ( por exemplo se para aprender fira tens x5 e recebes 1 de AP seria 1×5 = AP para essa spell ) mas em vez de aparecer com um numero aparece em %… nem sei porque… possivelmente para esconder que por vezes precisas de 200000 APs para ter alguma spell I guess.

Soundtrack

Possivelmente das mais adoradas soundtracks da série inteira e tem razão para isso. Qualquer musica é boa e interessante, a musica do World Map é calma e relaxante mas ao mesmo tempo parece que dá a impressão que algo vai acontecer, a Boss Battle Theme é das mais mexidas na série toda e possivelmente das melhores a colocar um bom setting, a outra boss battle que é usada para bosses mais poderosos ainda melhor é para colocar esse mesmo ambiente mas nenhuma se compara a musica Dancing Mad que é possivelmente das Last boss theme mais bonitas em termos de Final Fantasys como de RPGs em geral, é toda ela bonita e ajuda mesmo com o simbolismo colocado durante a fight no seu geral e vou deixar-vos com essa musica aqui porque acho ser mesmo o pináculo do que o Nobuo Uematsu compôs em termos de soundtrack e se quiserem um boa leitura sobre esta música em si, podem ler isto da destructoid.

Cenas da vida e Magicteks

Sim é de longe dos FFs mais adorados e possivelmente mais overrated, mas tem razões de ser uma das melhores experiências da série, existem razões do porque este jogo ser tão reconhecido e famoso como é e merece esse praise. Se nunca jogaram Final Fantasy até recomendaria pegarem neste primeiro, só pode é colocar um standard superior ao que o resto da série oferece.

Deixe um comentário