Final Reviewing Fantasy: Final Fantasy VII

Ah, este RPG foi das coisas que mudou muito na historia de Final Fantasy, mudou tanto alias que foi o mais popular, vai ter um remake porque razões e é aquele jogo que meteu o nome Final Fantasy na cabeça de toda a gente e sem contar que é o único com o universo mais expandido da série toda tendo vários jogos, animus e ainda um filme CGI existe tanto para falar sobre este  jogo que poderiamos ficar aqui umas belas horas mas para ser honesto eu gosto mais da expanded universe do jogo do que propriamente o jogo em si, apesar que iria ser necessário a criação de um remake para completar os plot holes que o original tem para eu finalmente poder dar uma total opinião mas já que o original ainda existe vamos falar nele.

Story

Midgar_FFVII_Sketch

A historia de Final Fantasy VII começa com o nosso heroi ( se é que podemos chamar isso ) Cloud Strife, na cidade super avançada de Midgar, no topo de um comboio para chegar ao reactor 1 para efetuar um trabalho para o grupo AVALANCHE ( uma espécie de Greenpeace ), esse trabalho sendo mandar o Reactor 1 pelo ar porque supostamente está a danificar o planeta. Com a ajuda do lider Barret conseguem com sucesso destruir o reactor e no seguimento de outra missão é aí que a historia realmente começa.

Sendo completamente honesto, acho que a historia do jogo tem um bom pace, encaminha-se bem, não se perde muito em alguns detalhes mas infelizmente tem muita coisa que dá aquela sensação que precisava-mos de ler algo para compreender certas e determinadas parte do jogo mas também o mesmo explica tudo muito mais tarde. Se jogaram Crisis Core: Final Fantasy VII antes de tocar no original, existem muitas coisas das quais vão parecer mais óbvias. Eu só honestamente acho que a historia originalmente poderia ser melhor, mas felizmente a Square decidiu introduzir o Before Crisis e Crisis Core para completar várias partes que o original deixou para atrás… mas acho que os mesmos criaram mais plot holes do que fecharam por causa de introdução de personagens como o Legendary Turk, Angeal, Genesis, Cissney, etc.

A grande causa para este jogo ser considerado o maior e melhor final fantasy de sempre é mesmo por ser um ponto de uma nova geração, em 1997 em termos de gráficos o jogo era belo, FMVs eram uma completa novidade e a exploração de mais Dark themes foi mais óbvio ( apesar dos antigos terem a sua dose de Dark themes mas tiveram de ser mais escondidos porque Nintendo e a sua politica de politicamente correto) e possivelmente uma boa historia para os RPGs da altura. É seguro de se dizer que Final Fantasy VII tinha tudo para ser um sucesso comercial.

Gameplay

FFVII decidiu experimentar com algo novo e esse algo novo foi o Materia system. A materia system consiste na forma do jogador poder escolher que tipo de habilidades as personagens vão ter essas mesmas dividias entre Magic, Summon e Command que são os tipos de matérias que todas as personagens podem usar para efetuar uma acção em combate, depois disso existem as support materia que juntas com uma outra materia fazem outro tipo de efeitos ( como por exemplo Ice + All faz com que os Ice Spells acertem em todos os targets ) e independent materia que funcionam por si só sem necessitar de haver algo que as faça ativar como Pre-emptive, counter Attack e entre outras coisas. Para ajudar foi introduzido um Limit Break system que ativa uma habilidade especial depois de levar algum damage, se utilizarem Hyper para ficar no estado Fury aumenta a rapidez com que essa barra aumenta.


como podem ver, os links que as armas e armaduras têm, são o factor para que tipo de combinação podem fazer com as materias. É um sistema interessante. 

De resto mantem-se FF como sempre com a sua barra de ATB e combate em turno como vai ser para o resto da série até o XII basicamente  ( o X não tem ATB mas funciona por turno )

Soundtrack

A soundtrack deste jogo é possivelmente o que ajuda a que a narrativa a dar o toque necessário para criar o jogo que é, bem boas e bonitas tracks como tem umas boas musicas de batalha. Eu pessoalmente gosto da musica de boss deste jogo mas não é das minhas favoritas.. acho que lhe falta um pouco de hype que outras tinham ( e possivelmente a falta da famosa intro das musicas de FF ) mas há uma que particularmente gosto e aprecio a sua existênciaque é a J-E-N-O-V-A, que é para um boss com esse mesmo nome

Cenas da vida e o cabelo do Cloud

FFVII é provavelmente dos jogos mais falados da franchise, dos mais amados pela square-enix e é daqueles que introduziu a nova geração a JRPGs agora por mim este jogo é bom mas não é o FF que mais gosto.

Deixe um comentário